[pt]   Login

12 anos ao seu serviço (2005-2017)

Necessidades em vibração e/ou ruído?
Contacte-nos.
Temos uma resposta para si.

NA27 Regi

  • Introdução
    A necessidade da SCHIU em fazer medições contínuas com a disponibilização imediata dos dados fez com que o projecto NA27 Regi nascesse.
  • Porquê o NA27 Regi?
    Porque permite executar medições contínuas com o sonómetro NA27 sem a necessidade de comprar um outro sonómetro só para este tipo de tarefas (tornando-se assim muito menos dispendioso). Para além desta vantagem, junta-se também o facto de se poder ver logo no campo os níveis sonoros guardados, tal como ouvir o áudio correspondente.
  • Descrição
    O projecto NA27 Regi deu origem a duas versões do mesmo programa:
    • Versão Simples:
      Software em ambiente windows (janelas) para criação automática de ficheiros áudio e ficheiros de texto com níveis sonoros associados.
      Este software permite ao utilizador iniciar e parar a medição. Durante o tempo que a medição decorre, o programa grava ficheiros de texto (no formato .txt ou .csv) e ficheiros áudio (no formato .mp3) de x em x segundos (sendo x um parâmetro configurável no programa e por defeito igual a 60), dando-lhes nomes que correspondem à data, hora, minuto e segundo associados. É possível abrir ambos os tipos ficheiro de texto pelo Microsoft Excel (clicando 2 vezes no .csv e importando o .txt), permitindo desta forma criar um gráfico da variação dos níveis sonoros com o tempo.
    • Versão Pro:
      Versão "avançada" que, para além das funcionalidades da versão Simples, permite ainda importar os dados (quer directamente da leitura dos dados do aparelho, quer a partir de ficheiros anteriormente guardados) e vê-los de forma estruturada em tabelas (ordenáveis e filtráveis).
      Com esta versão é também possível desenhar gráficos interactivos dos dados a partir das tabelas. A interactividade dos gráficos consiste no facto do programa conseguir reproduzir o ficheiro de áudio correspondente quando se clica nos pontos do gráfico, mostrando uma linha vertical móvel no gráfico durante a reprodução como indicação do sítio onde estamos a ouvir.
      É também possível executar várias medições seguidas e visualizar, distintamente, os dados das mesmas, tal como visualizar os dados de medições que tenham sido feitas noutra altura com o NA27 Regi Pro, bastando para tal importar os ficheiros para o programa.
  • Preços e Condições
    • NA27Regi Simples: 450 euros + IVA
    • NA27Regi Pro: 950 euros + IVA

    Estes preços incluem, para além do Software:

    • 1 Transformador para ligar o NA27 directamente aos 230 V, deixando de ser necessárias as baterias
    • 1 adaptador de RS232 para USB para ligação a portáteis.
    • 1 cabo Jack 3,5mm e 1 adaptador 3,5mm/2,5mm para ligação à placa de som do PC.

    O Sector de Software da SCHIU fornece assistência técnica e actualizações gratuitas ao programa durante 1 ano.

  • FAQ
    • Q: O programa dá ordem ao NA27 para executar a medição ou tenho de carregar manualmente no sonómetro para esta ser executada?
      A: O programa permite ao utilizador, com o clique do rato num botão, iniciar a medição e também pará-la. Permite também, carregando noutro botão, executar uma medição com temporizador, onde se define o tempo limite. Neste caso, se o utilizador não carregar no botão de parar entretanto, a medição é automaticamente parada quando o tempo limite for atingido.
    • Q: Posso ver os gráficos de medições que tenha feito com o NA27 Regi noutra altura?
      A: Sim. Com o NA27 Regi Pro podemos ver os gráficos/tabelas das medições executadas com o NA27 Regi Pro e com o NA27 Regi. Para tal basta importar os ficheiros correspondentes à medição que se quer analisar para o programa. A importação pode ser feita através do menu ?Importar Dados? ou através do drag'n'drop directo dos ficheiros desde o explorador do windows para a janela do programa.
    • Q: Como sei se a medição está realmente a decorrer?
      A: Assim que a medição é iniciada o cronómetro da barra de ferramentas muda de cor para verde e começa a contar. Portanto basta olhar para o cronómetro para saber se a medição está a decorrer.
    • Q: Como sei a que porta COM está ligado o NA27?
      A: Na maioria dos casos, na caixa combo das portas disponíveis, o programa mostrará duas portas (sendo que uma delas é uma porta interna do portátil) onde a porta com número mais alto corresponde geralmente àquela que o pc destinou ao sonómetro. Para tirar as dúvidas, pode-se verificar na parte das portas COM do Painel de Controlo do Windows qual a porta que o pc atribuiu ao adaptador RS232-USB ao qual o NA27 está ligado.